sexta-feira, 17 de abril de 2009

UM NOVO CONCEITO

Talvez você esteja acostumado a estudar história de uma maneira errada que talvez tenha sido passada para você desde a época do ginásio.

Muitos de nós quando pensamos em história o que nos vem à cabeça são fatos, cronologia, nomes de heróis e figuras importantes na história.

Se você aprendeu a estudar história desse jeito, nós vamos mudar um pouco seu conceito e apresentar um novo tipo de abordagem muito mais ampla e útil para seu aprendizado, uma abordagem que se preocupa mais com as transformações que se operam no processo histórico, em particular nas estruturas da sociedade.



Fatos, cronologia, nomes serão até certo ponto importantes em nosso estudo, porém, iremos trabalhar com essa história nova, que os examinadores estão pedindo nos vestibulares.

O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.

A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horizontes de transformações em nossa sociedade.

O contato com civilizações e grupos sociais, que viveram em espaços e tempos diferentes do nosso, nos auxilia no sentido de apreendermos que as formas de produzir a sobrevivência variam na História.

Mas é justamente essa necessidade constante de adaptar e adaptar-se à natureza que nos torna animais diferentes dos demais.

Nós, homens, ao transformarmos a natureza, estamos produzindo cultura, portanto, criando sociedades que se estabelecem sobre critérios não meramente biológicos.
PEORIDIZAÇÃO DA HISTÓRIA.

A periodização clássica da História considera como marcos cronológicos.

IDADE ANTIGA.

Do aparecimento da escrita e das primeiras civilizações, por volta de 4000 ªC à queda de Roma em 476

IDADE MÉDIA

Da queda do império romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453

IDADE MODERNA

Da queda de Constantinopla até a tomada da Bastilha (Revolução Francesa) em 1789.

IDADE CONTEMPORÂNEA

Da Revolução Francesa até os dias de hoje. v

Nenhum comentário:

Postar um comentário